quarta-feira, 8 de abril de 2009

Corpo e beleza: como cuidar da aparência sem descuidar da mente.

Hoje a preocupação na maioria das pessoas é com sua aparência, ou seja, chegar ao padrão de beleza ideal. Mas até que ponto isso é saudável? A sociedade sempre colocou um padrão de beleza ideal. Muitos séculos atrás, a beleza para a mulher, era ser mais “cheinha”, demonstrando que pertencia á uma classe social alta, e hoje, é totalmente ao contrário. Há cultura de alguns países que valorizam a mulher gorda, mas será que ser gorda ou magra é saudável? Não! A gordura é prejudicial ao organismo e a magreza também, pois dependendo de como é adquirida, surge a falta de vitamina no corpo.
Com o passar do tempo, a sociedade foi descobrindo que a magreza seria mais saudável que a fartura, e hoje a mídia passa uma imagem exagerada do que deveríamos ser, e o que é o padrão de beleza. Graças á essas divulgações, de modelos, de atrizes, cantoras, entre outras famosas que possuem o corpo bonito, as mulheres “comuns” começam á querer seguir tais padrões e muitas vezes o desespero de ficar em forma é tão grande, que surge as doenças chamadas anorexia e bulimia. Um transtorno alimentar que ataca a maioria dos jovens, entre 14 e 25 anos em média, sendo que 90% da doença são adquiridas pelas garotas e somente 10% pelos homens.
É um grande mal, quando vamos à busca pela beleza e não sabemos como consegui-la de um modo mais saudável. Isso também pode gerar certo vicio e ser prioridade na nossa vida, o que não pode acontecer, pois nenhum vício é bom. Vemos muitas modelos e garotas de propaganda, que começaram a adoecer, porque para manter sua profissão é necessário manter o corpo como querem. Mas não valeria a pena. O que adiantaria ter um corpo muito bonito e não ser saudável? Viver por menos tempo faria com que essa busca fosse em vão. A aparência é um cartão de visita sim, mas a saúde é mais importante.
Primeiro, é preciso cuidar da mente antes de cuidar do corpo, para que depois a beleza viesse naturalmente. Ter consciência de que isso não fará a felicidade já é o primeiro passo, e depois ter hábitos saudáveis como: não ter uma vida sedentária, sempre fazer atividades físicas, o que sempre vai auxiliar para o funcionamento do corpo e da mente, beber muita água e ter hábitos alimentares saudáveis.

Um comentário:

Unknown disse...

Hsgsjzzbwbsihsgabdjsismhdujwhaahdhsshwcaiuissoboexercíciodeptgueshdhsjbskdjddidbdiwinskdiebwijdbidhssi